Balé Afro Dilazenze, atração de sexta e sábado da Tenda TPI
Na sexta-feira e no sábado (13 e 14), o Balé Afro Dilazenze traz os ritmos herdados dos ancestrais vindos da África em Trajetórias – alegrias, resistência e memória. O espetáculo faz um passeio pela cultura popular brasileira com coreografias e músicas marcadas pela alegria e animação. As apresentações acontecem na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) a partir das 20 horas com os ingressos ao preço de R$ 20 e R$ 10.
O espetáculo Trajetórias - alegrias, resistência e memória” é fruto de pesquisas do grupo Dilazenze que traz manifestações culturais brasileiras de matriz africana como o Jongo, Maracatu, Tambor de Crioula, Tambor de Mina, o Coco de Umbigada, o Samba de Roda, Capoeira e o Maculelê.
As coreografias do Balé Afro Dilazenze trazem elementos da dança afro tribal, contemporânea e religiosa, marcadas pelo vigor e beleza das tradições afrodescendentes. O espetáculo traz a força da batida percussiva dos tambores africanos. “Tudo é feito ao vivo, contagiando e envolvendo todos que assistem”, declara a diretora Dandara Tauanne.
Na terça-feira (17), a companhia pernambucana apresenta o espetáculo O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas”. A comédia traz o gênero do melodrama em um circo-teatro, que conta uma história de amor proibida na Recife do século XIX. A apresentação terá início às 20 horas, com entrada franca e classificação indicativa de 12 anos.
O projeto Cordel Itinerante é patrocinado pelo Fundo de Cultura da Bahia. As montagens são escritas e dirigidas por Romualdo Lisboa. Teodorico recebeu duas indicações ao Prêmio Braskem de Teatro em 2008. O Inspetor Geral foi indicado ao Prêmio Shell 2012. Ambas as peças foram levadas a palcos de grandes capitais, que renderam avaliações positivas da crítica especializada. Em 2011, os textos foram publicados em livro lançado pela Mondrongo, editora do Teatro Popular de Ilhéus.